Acesso Restrito a Professores



Busca livre


Liderança feminina e equidade de gênero: o que leva uma organização engajada em política de equidade de gênero a não conseguir implementá-la? PDF Imprimir Escrever e-mail
Estado e Sociedade, Ética, Gestão de Pessoas

Ano: 2015
Autor: Jaqueline Pereira Cardoso Reis e Marília Vargas Loyola

O estudo de caso baseia-se na simulação de um processo seletivo interno para o cargo de Gestor Regional em uma empresa pública que, mesmo engajada em políticas de valorização da diversidade e equidade de gênero, não consegue colocá-las em prática. Apesar de definidas as etapas e as regras da sistemática de seleção, a tomada de decisão pela banca avaliadora esbarra em padrões de comportamento que refletem dilemas culturais e criam barreiras em relação ao gênero. A proposta do debate considera o aumento da presença das mulheres nas organizações em contraponto à dificuldade delas chegarem a cargos de liderança na alta administração. O estudo de caso tem como objetivo promover a reflexão e a ampla discussão sobre os temas Liderança Feminina e Equidade de Gênero, perpassando questões relativas a Gestão de Pessoas, Diversidade, Ética e Estratégia Organizacional.

Contém nota pedagógica para professores.

Palavras-Chave: Alta Administração Pública; Seleção de Pessoal; Gênero; Liderança; Capacitação Profissional; Estudo de Caso.

 

Download do Caso

 

Ao fazer o download do arquivo, você concorda com a Política de Uso da Casoteca de Gestão Pública.