Acesso Restrito a Professores



Busca livre


A crise do transporte aéreo no Brasil: 2006-2007 PDF Imprimir Escrever e-mail
Gestão de Crise e Gestão de Riscos , Negociação

Ano: 2009
Autores: Amâncio Jorge de Oliveira, Janina Onuki e Sônia Naves David Amorim

Este estudo de caso aborda a crise vivida pelo setor de transporte aéreo brasileiro nos anos de 2006 e 2007. Deflagrada por um acidente de vulto, a crise teve como protagonistas os controladores de tráfego aéreo, que, sob suspeita de falha funcional e comunicação difícil com as autoridades do setor, reagiram por meio de uma estratégia de operação-padrão (greve branca). Essa situação, somada à escassez de pessoal, provocou, de novembro de 2006 até meados de 2007, o descontrole operacional dos principais aeroportos do país, com grandes prejuízos aos usuários. Um novo acidente aéreo, no decorrer da crise, agravou ainda mais a situação do setor, expondo deficiências estruturais e profissionais à opinião pública brasileira, em uma área até então considerada segura.

O caso relata as tentativas de equacionamento da crise por parte das autoridades responsáveis pela política de transporte aéreo, frente ao descontentamento e às reivindicações dos controladores de tráfego aéreo e à indignação da sociedade.

O objetivo do estudo de caso é ilustrar uma situação de crise e de processo de negociação, tendo sido originalmente utilizado em uma oficina sobre negociações no setor público. O caso pode ser utilizado como material de apoio em cursos que abordem, entre outros, os seguintes tópicos: negociação, gestão de crises, comunicação e planejamento estratégico.

Contém nota pedagógica para professores.

Palavras-chave: Gestão de Crise. Negociação. Transporte Aéreo. Política de Transporte.

Download do Caso

English Version

Ao fazer o download do arquivo, você concorda com a Política de Uso da Casoteca de Gestão Pública.