Acesso Restrito a Professores



ENAP publica estudo sobre critérios em situação de tragédia e calamidade


11/03/14 - Neste mês, a Casoteca de Gestão Pública da Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) apresenta o estudo de caso elaborado por Jorge Gonçalves da Silva. O objeto de aprendizagem tem o seguinte tema: “O caso do desastre da região serrana do Rio de Janeiro: São adequados os critérios adotados pela administração pública em uma situação de tragédia e calamidade?”. O documento aborda as questões administrativas e jurídicas enfrentadas durante o período de calamidade na região, em 2011.

O estudo de caso apresenta, como protagonistas, prefeitos, procuradores jurídicos, assessores e secretários, entre outros, bem como suas ações diante dos procedimentos legais e administrativos para tomada de decisões em meio à tragédia. A intenção é submeter o leitor a exercitar-se, a colocar-se no papel dos envolvidos, mantendo a pressão emocional e social a que estavam envoltos os principais agentes no momento em que a calamidade aconteceu.

Nesse sentido, o autor dialoga com o estudo já publicado pela Casoteca: “A tragédia da região serrana do Rio de Janeiro em 2011: procurando respostas”, de Sônia Amorim e Amarílis Tavares. Tal caso apresenta uma visão dos atores macro (Presidência, Governo do Estado, Instituto Nacional de Meteorologia, Ministérios e Defesa Civil, entre outros) para o enfretamento dos problemas oriundos da tragédia.

O estudo de caso de Jorge da Silva foi originalmente elaborado para a disciplina Estudo de Caso Aprofundado, ministrada pela Professora e Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental, Elisabete Ferrarezi.

Saiba mais

A Casoteca é um espaço virtual para divulgação do conhecimento e de novos métodos de ensino. Propõe a participação de professores, alunos, servidores, pesquisadores e colaboradores de diversas áreas na elaboração de estudos de caso para a capacitação dos servidores públicos.

Se você já desenvolveu um estudo de caso para ensino e deseja publicá-lo, é possível divulgá-lo na Casoteca de Gestão Pública da ENAP. Caso queira produzir um estudo de caso, entre em contato conosco. Após sua elaboração, o documento será analisado e, se aprovado, será adicionado ao acervo virtual.


Outras informações:
www.casoteca.enap.gov.br
Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.