Acesso Restrito a Professores



ENAP divulga estudos de caso com temática ambiental

14/02/14 - No mês de fevereiro, a Casoteca de Gestão Pública da Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) divulga dois estudos de caso ligados ao tema “meio ambiente”.

O estudo de caso de Helena Cusinato Santos, “Inovação na gestão pública: um caso de defesa ambiental”, aborda o mau uso das garrafas PET, que contaminam as águas naturais quando são descartadas em rios e mares. A autora trata de questões como a inovação no setor público e os entraves encontrados para a proteção ambiental. O objeto de aprendizagem foi escrito para a disciplina “Políticas de Comunicação”, ministrada pelo Professor Fernando Oliveira Paulino, da Faculdade de Comunicação da Universidade de Brasília (UnB).

O outro estudo de caso foi elaborado por Flávia Vastano, com o seguinte título: “E se nossa vida vira parque?” O documento aborda a criação de uma unidade de conservação ambiental em uma área ocupada por comunidades tradicionais. Há um conflito entre a permanência da comunidade e a proteção ecológica da área, o que implica dilemas éticos e um contexto complexo para a tomada de decisões em políticas públicas. O documento foi originalmente elaborado para a disciplina “Estudo de Caso Aprofundado”, ministrada pela Professora e Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental, Elisabete Ferrarezi.

A Casoteca possui outro estudo de caso sobre meio ambiente. Acesse também: “O licenciamento ambiental para hidrelétricas do Rio Madeira (Santo Antônio e Jirau)”.

Saiba mais

A Casoteca é um espaço virtual para divulgação do conhecimento e de novos métodos de ensino. Propõe a participação de professores, alunos, servidores, pesquisadores e colaboradores de diversas áreas na elaboração de estudos de caso para a capacitação dos servidores públicos.

Se você já desenvolveu um estudo de caso para ensino e deseja publicá-lo, é possível divulgá-lo na Casoteca de Gestão Pública da ENAP. Caso queira produzir um estudo de caso, entre em contato conosco. Após sua elaboração, o documento será analisado e, se aprovado, será adicionado ao acervo virtual.


Outras informações:

www.casoteca.enap.gov.br
Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.