Acesso Restrito a Professores



 

Cooperação internacional é abordada em novo estudo de caso da Casoteca

Nas últimas décadas o protagonismo do Brasil na arena política internacional tem se tornado mais evidente. Ao promover seu modelo de ajuda Sul-Sul (isto é, entre países em desenvolvimento como China, Índia e países africanos) o País busca consolidar sua presença como prestador de ajuda humanitária e técnica, bem como afirmar sua influência política no cenário internacional. Dessa forma, o Brasil tem atuado no sentido de promover a cooperação para o desenvolvimento de vários países com problemas bastante complexos, buscando por meio de ações de longo prazo alterar estruturas sociais e econômicas.

Com vistas a contribuir para o debate sobre a atuação do Brasil em casos de cooperação, a Casoteca lança o Estudo de Caso “Cooperação Horizontal em Terra Linda: Mito ou Aposta?”, do professor Matias John Wojciechowski, mestre em Desenvolvimento Econômico Local da University of Waterloo, consultor e palestrante da University of British Columbia e consultor em cadeias produtivas artesanais pela World Fisheries Trust.

Esse estudo de caso apresenta o sumário de um diagnóstico realizado por um consultor contratado pelo governo fictício de Terra Linda, a fim de auxiliar a elaboração de projeto de cooperação horizontal a ser desenvolvido com Brasil. Embora se trate de um país imaginário, o Estudo de Caso é baseado em dados reais e visa estimular o debate sobre qual o melhor modo de gerir uma parceria entre Estados-nações, quais as áreas prioritárias a serem atendidas, qual a melhor forma de utilizar os recursos, bem como qual o papel de cada ator envolvido.

A Casoteca, mais uma vez, estimula a produção de casos voltados para o tema de cooperação internacional e Relações Internacionais. Acesse Como sonhar grande, mas não implementar tanto assim: Coordenação de Desenvolvimento do Ministério do Trabalho da Jordânia.

Para saber mais sobre a Casoteca de Gestão Pública, acesse o link: http://casoteca.enap.gov.br