Acesso Restrito a Professores



Estudo de caso sobre o enfrentamento às enchentes no Vale do Itajaí é lançado


10/07/12 - As frequentes inundações causadas pelo excesso de chuva no Vale do Itajaí, em Santa Catarina, exigem soluções cada vez mais efetivas por parte do Estado e da sociedade. Com o objetivo de contribuir para o debate sobre as respostas imediatas a situações de desastre, bem como sobre o aperfeiçoamento das estratégias de prevenção a esses fenômenos registrados desde o século 19 naquela região, a Casoteca lança o caso “As enchentes em Santa Catarina e o aprendizado em políticas públicas”, de autoria de Paulo Vaz Guimarães.

Dando ênfase aos acontecimentos desencadeados com as chuvas de 2008, o caso aborda o aprendizado de atores estatais e da sociedade civil em termos de políticas públicas voltadas a minimizar as consequências desses eventos climáticos sobre a população. Após a tragédia de 2008, foram implantadas diversas medidas de prevenção e combate a enchentes, que tiveram sua eficácia testada no ano de 2011, quando houve novamente um grande volume de chuvas na região. Dessa vez, as estatísticas demonstraram que, apesar dos estragos ocorridos, o impacto das chuvas foi bem menor, inclusive com menor número de mortos e desabrigados.

A Casoteca vem publicando diversos casos sobre gestão de riscos e de crises. Acesse o caso sobre o desastre na região serrana do Rio de Janeiro e o caso sobre o furacão Katrina, nos Estados Unidos.