Acesso Restrito a Professores



O Combate à Violência contra a Mulher: a luta entre antigos valores e novos padrões de políticas públicas

Ano: 2012
Autor: Sônia Naves David Amorim

O caso relata uma situação de violência doméstica vivenciada por uma mulher negra e os obstáculos por ela enfrentados para denunciar o agressor e fazer valer seus direitos. Mostra a contradição entre normas e sua efetiva aplicação, quando o comportamento de agentes públicos ainda conserva padrões e valores de um Estado autoritário, patriarcal e escravocrata. O caso é fictício, mas espelha situações reais coletadas em documentos e relatórios da Ouvidoria da Secretaria de Políticas para as Mulheres- SPM/PR.
O estudo suscita discussões sobre a dimensão ética da atividade de agentes públicos de um Estado democrático, englobando questões referentes aos direitos humanos, direitos e deveres do Estado e da sociedade, o papel da transparência, do controle social e da responsabilização por resultados (accountability) etc. Pode ser aplicado em cursos sobre ética e serviço público, políticas públicas de gênero e raça e atendimento ao cidadão.

Contém nota pedagógica para professores.

Palavras-chave: Ética. Diversidade. Gênero. Raça. Discriminação. Atendimento ao Cidadão.

Download do Caso

English Version

 

Ao fazer o download do arquivo, você concorda com a {modal url=index.php?option=com_content&view=article&id=29}Política de Uso{/modal} da Casoteca de Gestão Pública.