Acesso Restrito a Professores



Gentileza ou assédio: conflitos de gênero e de raça nas relações de trabalho

Ano: 2012
Autor: Ana Paula Pinto Damasceno

Com o afastamento do chefe do setor por questões médicas, Carla, que já exercia eventualmente a chefia da equipe, tornou-se a substituta do cargo, só não contava com o assédio de Ricardo, funcionário querido por todos. As investidas foram ficando cada vez mais agressivas e Carla não sabia mais como lidar com a situação. Começou a ter problemas com a sua equipe e sofrer difamações por parte de Ricardo. O cenário encontrado pelo chefe ao voltar da licença foi de uma equipe desestabilizada.
O caso trata do tema de assédio moral, agregado à questão racial e de gênero, e suscita discussão sobre como um dirigente deve atuar para evitar a prática dos assédios moral e sexual na equipe que gerencia, bem como para remediar situações já consolidadas. Pode ser aplicado em cursos sobre liderança, gestão de pessoas e ética e serviço público.

Contém nota pedagógica para professores.

Palavras-chave: Liderança. Diversidade. Assédio Moral. Assédio Sexual. Gênero. Raça. Discriminação. Ética.

Download do Caso

Ao fazer o download do arquivo, você concorda com a {modal url=index.php?option=com_content&view=article&id=29}Política de Uso{/modal} da Casoteca de Gestão Pública.