Acesso Restrito a Professores



Relate sua experiência

O uso de casos para ensino e aprendizagem não é muito comum no setor público brasileiro. Há poucas experiências conhecidas. Compartilhar conhecimentos nessa metodologia é fundamental para fazer avançá-la.

Compartilhe sua experiência de uso de casos no ensino. Queremos que você conte se já utilizou casos, jogos ou simulações do acervo da nossa Casoteca em sala de aula, em especial para grupos de profissionais. Relate qual foi o material utilizado, em qual tipo de curso, como foi a dinâmica, os pontos altos e o que a atividade acrescentou ao desenvolvimento da aprendizagem.

Assim, se você utilizou o acervo da nossa Casoteca de Gestão Pública, deixe aqui o seu depoimento.

 

Comentários  

 
#11 Relate sua experiênciaMaria Catarina 11-04-2017 23:24
Queria tе agradecer pela informaçãο que você disponibiliza neste portal
. Isso ajuda mսito рessoas igual еu ԛue querem aprender mаis sobre este incrível mundo.
Obrigado !
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#10 Relate sua experiênciaMilton 31-03-2017 18:26
Way cool! Some extremely valid points! I appreciate you writing this article and also the
rest of the site is also very good.
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#9 Relate sua experiênciaModesta 31-03-2017 03:11
We are a gaggle of volunteers and starting a brand new scheme in our community.
Your web site offered us with useful info to work on. You've
done an impressive job and our entire group might be thankful to
you.
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#8 ExpectativaGIOVANNE DA SILVA OL 23-06-2015 10:44
Tenho um enorme prazer de comunicar que estou cadastrado na ENAP e pretendo prosseguir meus estudos e experiências por esta rede de ensino tão respeitada no País. Atualmente sou graduado no curso superior de Pedagogia e espero contribuir muito com a ENAP!
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#7 Dr.Fernando 06-10-2014 14:06
Ótimo material complementar no uso e fixação do conteúdo aos educandos em sala de aula. No qual o mesmo proporciona uma interação entre conteúdo e simulação prática dos conceitos trabalhados.
Parabéns a todos que contribuem para disponibilizaçã o dos conteúdos, aos autores, diagramadores e desenvolvedores ...
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#6 Uso dos casos da CasotecaMa. Aparecida Silva 19-03-2014 18:31
Para a disciplina Organização e Sociedade, eu permiti que, em qrupos, os alunos escolhessem os casos que quisessem estudar.
Exigi que estudassem o caso e resolvessem conforme sugerido pelos autores e que convidassem gestores públicos da cidade que pudessem dialogar com a classe, narrando, como, na cidade, o assunto discutido é tratado. Foi um sucesso absoluto. Muitos gestores atenderam ao convite. Então tivemos por exemplo uma representante da delegacia da mulher, o secretário da infraestrutura, o secretário da saúde e outros da gestão da cidade. Eu pretendo repetir a experiência porque foi muito rica.
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#5 mestreTATIANE 05-01-2014 23:18
Sou professora e enfermeira, atuo no centro cirúrgico há 8 anos, nesses 8 anos nos deparamos com varias situações, de alegrias e tristezas, na docencia levo meus alunos para atuarem diretamente na unidade de centro cirurgico,e com isso eles atuam e podem na pratica vivenciarem como é a pratica real. Uma delas é que a nossa instituição tem simuladores dentro dos padrões do proprio hospital assim os alunos podem ter mais segurança no momento de realizar a pratica.
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#4 Atendimento ao Cidadão.Adriano Fco. H. Lou 06-07-2011 09:40
Trabalho no Ministério Público do Paraná na Promotoria da Infância, Juventude e Família. No curso Atendimento ao Cidadão havia uma sugestão simples que me ajudou no atendimento aos nossos clientes. Como as pessoas ficam do lado de fora do gabinete aguardando serem atendidas não sabíamos qual era a ordem e nem eles se era aqui o local para resolverem os seus problemas. Então passei, assim que chego, a perguntar a todos, antes de iniciar o atendimento, quem chegou primeiro e quais são os casos, com essa atitude consigo organizar a sequência e encaminhar as pessoas às promotorias corretas para as suas necessidades, evitando a espera no lugar errado. Com isso o nosso atendimento ficou mais eficiente, eficaz e efetivo.
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#3 Caso "Conferências Nacionais de Saúde"Mariana Carvalho 04-07-2011 14:25
Eu e o Prof. Ramiro Sant’Ana aplicamos o estudo de caso “Conferências Nacionais de Saúde e Processos Participativos na Administração Pública Federal Brasileira” na disciplina “Direito Constitucional Sanitário” do curso de Especialização em Direito Sanitário promovido pela Fiocruz/Brasília. A intenção era fazer uso do caso para avaliação final da disciplina. A turma foi dividida primeiramente em três grandes grupos. Em seguida, cada grupo dividia-se em dois subgrupos – cada um posicionando-se a favor ou contra uma situação distinta. As situações que desenhamos (definindo perfis e linhas de discurso) tinham como temas principais a avaliação dos processos participativos, em especial as Conferências Nacionais; a questão da descriminalizaç ão do aborto e a questão das fundações estatais de direito privado (para gestão de serviços de saúde). A turma reagiu de forma muito positiva à dinâmica, empenhando-se em pesquisar mais sobre os temas e em “vestir o personagem” durante as simulações. Os conteúdos foram bem compreendidos e ao final o exercício foi muito bem avaliado. A nota pedagógica elaborada para essa aplicação estará disponível em breve para professores na Casoteca.
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#2 Casos "Vasa" e "Licenciamento Ambiental"Paulo C. V. Guimarãe 22-06-2011 11:35
Utilizei os casos mencionados no curso de "Gestão de riscos nas organizações públicas" e a opção pedagógica permitiu o resgate de dimensões que haviam sido tratadas na parte expositiva do curso, e até mesmo outras questões teóricas que não haviam sido trazidas à sala de aula.
O caso “Lancem o Vasa” foi produtivo por se tratar de uma narrativa curta, instigante e de leitura rápida, diminuindo assim a dispersão dos alunos. Quanto ao caso do licenciamento ambiental, embora tenha sido elaborado com o foco maior nos aspectos de negociação, mostrou-se adequado para o debate sobre riscos.
Ao término das trabalhos, ficou nítida a pertinência dos casos para o ajuste do curso aos imperativos da realidade vivenciada pelos participantes.
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