Acesso Restrito a Professores



Casoteca lança casos iniciados na 3ª Oficina sobre metodologia

Os casos enfocam os temas assédio moral e avaliação de desempenho

01/03/2012 – A Casoteca de Gestão Pública lança dois novos casos: “Como avaliar o desempenho de Cecília?”, sobre avaliação de desempenho de um servidor com deficiência e “Passando do limite no ambiente de trabalho” , que trata da temática do assédio moral. Ambos são frutos da 3ª edição da Oficina sobre Metodologia de Estudos de Caso, promovida pela ENAP em outubro de 2011.

A oficina é oferecida regularmente pela ENAP com o objetivo de ampliar os conhecimentos dos participantes sobre a metodologia de estudos de caso e desenvolver habilidades para sua elaboração e uso no ensino e aprendizagem. Participaram da atividade, coordenadores de curso da ENAP e professores. Caso deseje participar da próxima entre em contato por email.

O investimento na formação de professores na metodologia segue a orientação didático-pedagógica da ENAP que incentiva o ensino aplicado. Os casos evidenciam as lições aprendidas com as experiências vividas dos servidores, trazendo leque de alternativas para o debate tanto para o novo servidor quanto para os que já atuam. Aprender com experiência do outro cria massa crítica e permite laboratório controlado.


Saiba mais sobre os casos
Como avaliar o desempenho de Cecília?
Ano: 2011
Autores: Luanna Sant’Anna Roncaratti, Márcia Knop, Maciel Antunes e Eduardo Paracêncio
A partir do caso da necessidade de avaliação de uma pessoa com deficiência, o relato levanta questões sobre como avaliar pessoas com capacidades tão distintas, a disposição de um método de avaliação efetivo, mas democrático e que respeite a diversidade entre os servidores.

Passando do Limite no Ambiente de Trabalho
Ano: 2011
Autora: Tânia Fontenele, Amarilis Busch, Gustavo Tessari e Lilian Rodrigues
A partir de uma situação verídica em que um caso de assédio moral levou ao suicídio de uma servidora pública, levantam-se as seguintes questões: o que é assédio moral, suas consequências, perfil de assediadores e assediados.