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Casoteca publica registro sobre a tragédia serrana do Rio de Janeiro em 2011

08/11/11 - Com a chegada do período de chuvas, o risco de tragédias como as que aconteceram em temporadas anteriores se torna maior. E a necessidade de fazer uso das lições aprendidas com desastres passados se evidencia. Para contribuir com a discussão, a Casoteca de Gestão Pública lança nesta semana relato sobre a tragédia da região serrana do Rio de Janeiro no início deste ano. Uma das maiores catástrofes do país, as fortes chuvas provocaram enchentes e deslizamentos em sete municípios fluminenses.

O estudo de caso sobre o desastre na região serrana do Rio foi encomendado pela ENAP e escrito pela especialista em políticas públicas e gestão governamental Amarílis Busch e a servidora da Escola aposentada Sônia Amorim. O relato tem por finalidade despertar a discussão sobre as variáveis que influenciaram o processo de gestão da crise, contextualizando o desastre no cenário da região e reconstituindo as ações de resposta imediata. Entre outros pontos, as autoras tratam da estrutura da defesa civil, dos atores estatais e não estatais envolvidos e das limitações da capacidade de resposta. O intuito é fornecer subsídios para que os atos dos diversos atores envolvidos sejam analisados em sua estrutura.

Com o intuito de ampliar o acervo, a ENAP abre espaço para novos colaboradores. Quem desenvolveu um estudo de caso e deseja publicá-lo ou gostaria de produzir algo nesse sentido, pode entrar em contato conosco por meio do site. A Coordenação da Casoteca está à disposição para ajudar pessoas interessadas na elaboração de estudos de caso para ensino, seja na definição de escopo, de estrutura, supervisão ou até mesmo para a construção de uma nota pedagógica para o ensino.

Os casos incentivam a discussão em sala de aula e a reflexão dos alunos sobre temas relevantes para a gestão pública, como o papel da burocracia em momentos emergenciais e a gestão de crises, a importância da liderança e o desenho e desenvolvimento de programas de política social.