Acesso Restrito a Professores



ENAP realiza 3ª edição de Oficina sobre Estudos de Caso


07/10/11 - De 4 a 6 de outubro, a ENAP promoveu a 3ª edição da Oficina de Estudos de Caso. O objetivo da atividade foi ampliar os conhecimentos dos participantes sobre a metodologia de estudos de caso – considerada um instrumento pedagógico importante para o ensino aplicado –, e desenvolver habilidades para sua elaboração e uso. Participaram da atividade servidores da ENAP, professores e representantes de órgãos públicos (interessados na metodologia) e de escolas de governo.

Estiveram presentes na mesa de abertura o diretor de Comunicação e Pesquisa da Escola, Marco Antônio Acco, e a coordenadora-geral de pesquisa, Elisabete Ferrarezi. Além de contextualizar a importância da metodologia em relação aos princípios da Escola, Elisabete Ferrarezi destacou o fato de a oficina ser uma oportunidade única no Brasil para uso do estudo de casos. “As atividades formativas da ENAP têm caráter profissionalizante, que visa aplicar a teoria na realidade com intuito de achar alternativas mais eficazes para a intervenção nas políticas públicas”, disse.

O projeto faz parte da iniciativa da Escola de desenvolver metodologias inovadoras de ensino-aprendizagem com foco nas ações de fomento à pesquisa e à disseminação do ambiente virtual destinado a esses instrumentos – a “Casoteca de Gestão Pública”. O diretor Marco Acco ressaltou a importância da metodologia, na medida em que ela representa a convergência do conhecimento prático nas organizações e das experiências que as pessoas trazem com uma atividade de ensino. Ele também lembrou que, nesta edição do curso, há a possibilidade de aprender a partir das experiências conquistadas nas duas edições anteriores do evento.

As facilitadoras da oficina foram: a assessora da coordenação-geral de pesquisa Mariana Siqueira de Carvalho Oliveira e a consultora da ENAP, Sônia Amorim, ex-servidora da ENAP, que atuou na Casa por mais de 20 anos. O formato do curso, como explica Sônia Amorim, pretende mostrar na prática como se ensina com estudo de casos usando a metodologia para compartilhar experiências. A primeira oficina sobre estudos de caso foi realizada em outubro de 2009. A atividade integrou o Projeto de Cooperação Brasil-Canadá, estabelecido entre ENAP, Canada School of Public Service (CSPS), Institute of Public Administration of Canada (Ipac) e Queen’s University.