Acesso Restrito a Professores



Casoteca tem seus dois primeiros casos submetidos por meio do site

05/07/2011 - A parceria entre a Casoteca de Gestão Pública e os internautas rende frutos. Após processo de submissão pelo site, dois casos foram disponibilizados no acervo virtual. Gestão de pessoas, ética e gestão organizacional são os temas tratados pelos autores, que decidiram publicar suas narrativas e notas pedagógicas incentivados pelo processo online.

Se você também desenvolveu um estudo de caso para ensino e deseja publicá-lo ou gostaria de produzir um relato nos moldes apresentados, pode entrar em contato conosco por meio do site. A Coordenação da Casoteca está à disposição para ajudar pessoas interessadas na elaboração de estudos de caso para ensino, seja na definição de escopo, de estrutura ou construção de uma nota pedagógica atrelada ao caso. Para saber mais sobre o processo e a política de direitos autorais entre aqui.

Os usuários Lucivaldo de Sousa Pereira e Antônio de Souza Júnior submeteram suas ideias à equipe da Casoteca e participaram da construção dialogada dos casos. Intitulado “Falta de compromisso ou despreparo organizacional? Conflitos de jornada de trabalho no serviço público”, o relato escrito por Lucivaldo Pereira aborda a questão da falta de formação adequada para servidores nas instituições públicas e o que isso pode desencadear no ambiente de trabalho e nos resultados do serviço público.

No caso de Antônio de Souza Júnior, “O gerenciamento contratual aplicado no âmbito das contratações do Poder Judiciário de Alagoas”, discutem-se as mudanças na estrutura de gestão dos contratos administrativos do Tribunal de Justiça de Alagoas. O caso ilustra uma melhoria na forma de gestão de contratos administrativos e pode ser utilizado em cursos de gestão de contratos, licitação e temas afins para análise de experiência bem-sucedida de mudança organizacional focada na gestão contratual.