Acesso Restrito a Professores



Relatos sobre Bolsa Família e furacão Katrina estão na Casoteca

28/06/11 - A “Casoteca de Gestão Pública” publicou nesta semana mais dois relatos sobre temas atuais em níveis nacional e internacional. Um estudo sobre a atuação do governo norte-americano em resposta à crise causada pela passagem do furacão Katrina e o exemplo de sucesso da implantação do Bolsa Família no Brasil estão agora disponíveis neste site.

Os casos incentivam a discussão em sala de aula e a reflexão dos alunos sobre temas de elevada relevância para a gestão pública, como o papel da burocracia em momentos emergenciais, a importância da liderança e o desenho e desenvolvimento de programa complexo de política social.

Com o intuito de ampliar o acervo, a ENAP abre espaço para novos colaboradores. Quem desenvolveu um estudo de caso para ensino e deseja publicá-lo ou gostaria de produzir algo nesse sentido, pode entrar em contato conosco por meio do site. A Coordenação da Casoteca está à disposição para ajudar pessoas interessadas na elaboração de estudos de caso para ensino, seja na definição de escopo, de estrutura ou até mesmo para a construção de uma nota pedagógica atrelada ao caso.

Saiba mais sobre os novos casos disponíveis:


“Colaboração em momento de crise: A atuação do Departamento de Defesa durante o Furacão Katrina” é um estudo de caso, com nota pedagógica para professores, sobre a resposta à crise deflagrada pelo Furacão Katrina em Nova Orleans, nos Estados Unidos, dada pelos órgãos públicos encarregados de atuar em situações de emergência. O caso foi disponibilizado para a ENAP pelo Program for the Advancement of Research on Conflict and Collaboration (Parcc – www.eparcc.org) da The Maxwell School of Syracuse University. O caso suscita discussões em sala de aula que podem desencadear análises sobre o funcionamento da coordenação da rede encarregada pela resposta à crise, o papel da burocracia em momentos emergenciais, a importância da liderança e o efeito da cultura organizacional durante a colaboração.

“Programa Bolsa Família: Financiando famílias para o desenvolvimento” trata da implementação do Bolsa Família, um programa de transferência de renda, condicionada ao atendimento de exigências específicas por parte dos beneficiários. O caso compõe os estudos feitos no âmbito da pesquisa internacional “Em Busca de uma Nova Síntese para a Administração Pública”, desenvolvida em rede por acadêmicos e dirigentes públicos da Austrália, Brasil, Canadá, Cingapura, Holanda e Reino Unido. Ilustra situação que suscita reflexão e análise dos alunos com relação ao desenho e desenvolvimento de programa complexo de política social.