Submeta seu caso

Queremos sua colaboração para nossa Casoteca de Gestão Pública. Se você já desenvolveu um estudo de caso para ensino e deseja publicá-lo neste espaço ou se gostaria de produzir algo, entre em contato conosco. Seu caso será analisado e, se aprovado, será adicionado ao acervo virtual.

O objetivo de um estudo de caso é complementar a aprendizagem com a análise, discussão e resolução de problemas baseados na vida real ou em situações hipotéticas. Os casos devem ser descritivos, orientados para a resolução de problemas ou controversos para gerar discussão.

O material a ser submetido deve ser composto pela narrativa principal do caso, resumo, nota pedagógica e, se for o caso, anexos.

A narrativa principal é a descrição do caso propriamente dito. Envolve a apresentação dos atores envolvidos, a descrição do contexto social, político, econômico em que o caso se desenvolve, bem como a explicitação da situação-problema com todas as variáveis que importam a ela. A Casoteca receberá casos reais e fictícios. Sobre a extensão da narrativa, há espaço para casos longos/complexos e curtos, mas é importante pensar na sua aplicabilidade em sala de aula e na disposição dos alunos para lê-lo e analisá-lo. A idéia é que o relato seja completo, porém conciso e que desperte o interesse do leitor.

O resumo deverá conter informações breves sobre o conteúdo do caso, temas abordados (compatíveis com a classificação já utilizada na Casoteca) e, se possível, cursos em que pode ser aplicado.

A nota pedagógica contém orientações ao professor sobre como usar o caso em sala de aula, seu objetivo, em quais cursos o caso pode ser aplicado, quais dinâmicas podem ser realizadas, quais são os principais pontos para discussão, quais materiais e leituras adicionais podem ser acrescentados etc. É, portanto, um documento propositivo com indicação de possíveis usos do material em sala de aula, visando a facilitar sua difusão como método de ensino. O seu acesso é restrito a professores.

Os anexos deverão ser agregados somente quando forem estritamente necessários para a boa compreensão do caso. Devem conter informações que sejam relevantes para que a situação-problema seja trabalhada em sala de aula. Pode incluir documentos reais ou fictícios.

Para dicas de como elaborar estudos de caso para ensino, consulte

O Banco de Soluções do Concurso Inovação na Gestão Pública Federal é uma fonte útil de relatos para a construção de estudos de caso. Confira!

Avaliação dos casos

Para análise e aprovação do estudo de caso, a Coordenação-geral de Pesquisa da ENAP levará em consideração:

  • Pertinência temática: o caso deve-se encaixar na classificação temática disponível na Casoteca de Gestão Pública e, preferencialmente, estar relacionado aos temas dos programas dos cursos da ENAP;
  • Aplicabilidade na capacitação de servidores públicos: o caso deve ter formato e conteúdo aplicável em sala de aula e que contribua de forma efetiva no processo de aprendizagem;
  • Qualidade do texto e presença de elementos da narrativa, conforme orientações disponíveis na Casoteca de Gestão Pública;
  • Atemporalidade e amplitude: o caso não deve se limitar cronologicamente ao momento ou situação que retrata, deve ser aplicável em contextos diversos e as lições aprendidas devem ser permanentes.

Direitos autorais

Ao submeter o seu caso, você aceita que ele seja disponibilizado publicamente sem custos pela ENAP. Você permite que outras pessoas imprimam, distribuam e utilizem sua obra, com o devido crédito autoral atribuído. Seu caso será editorado e publicado neste site com o logotipo da Casoteca de Gestão Pública da ENAP.

Submeta seu caso aqui.