Acesso Restrito a Professores



Sobre a Casoteca

Em uma escola de governo como a Enap, as atividades formativas possuem caráter profissionalizante e são desenvolvidas com o propósito de contribuir para a promoção de melhorias constantes na gestão pública. Isso evidencia a necessidade de desenvolver uma metodologia de ensino que permita a reflexão teórica a partir de situações concretas do setor público.

A proposta educacional da Enap está voltada para o ensino de aplicação, com o qual a metodologia de casos de ensino está diretamente relacionada. O ensino de aplicação consiste na estruturação dos processos de aprendizagem em que os alunos são participantes ativos. Incorpora a prática e a vivência profissional dos participantes à intervenção didática, considerando-os como agentes principais de sua aprendizagem. Por isso, a Enap assumiu como uma de suas prioridades a elaboração de casos de ensino e o fomento do seu uso na formação profissional.

Alguns casos possuem nota de ensino, um documento propositivo com indicação de possíveis usos do material em sala de aula, visando a facilitar sua difusão como método de ensino. O seu acesso é restrito a professores cadastrados.

A Enap abre este espaço para novos colaboradores de forma a ampliar o acervo a ser disponibilizado. Confira a sessão “Submeta seu caso” para mais informações. Participe!