Casoteca da Enap completa cinco anos

A Casoteca de Gestão Pública da Escola Nacional de Administração Pública (Enap) completa cinco anos, neste 5 de maio. O acervo virtual, de acesso gratuito, reúne estudos de caso voltados para a capacitação em administração pública. Os objetos de aprendizagem permitem a discussão e tomada de decisão sobre um problema ou desafio gerencial, bem como a aprendizagem organizacional.

A ideia da Casoteca surgiu em 2009, a partir de uma parceria entre a Enap, a Canada School of Public Service (CSPS), a Queen's University, do Canadá, e o Institute of Public Administration of Canada (Ipac), cuja experiência é referência em ensino aplicado no setor público canadense.

Até sua implementação, em 2011, foram realizadas diversas oficinas para a transferência da metodologia. Os encontros resultaram na publicação Como escrever e usar estudos de caso para o ensino e aprendizagem no setor público, de autoria do professor Andrew Graham, editor do Case Study Program, do Ipac.

Evolução

Nesses cinco anos de funcionamento, a Casoteca publicou 100 casos, sendo 73 em português, 15 em inglês e 12 em espanhol. Os casos estão distribuídos em 16 temas, a saber: Atendimento ao Cidadão; Diversidade; Estado e Governo; Estado e SociedadeÉtica; Gestão de Crise e Gestão de Riscos; Gestão de Parcerias; Gestão de Pessoas; Gestão de Programas e Projetos; Gestão Orçamentário-Financeira; Gestão Organizacional; Inovação; Liderança; Negociação; Planejamento; e Políticas Públicas.

Desde a implementação da Casoteca, o total de downloads alcançado foi de 141.328. Além disso, foram realizadas seis edições da Oficina sobre Metodologia de Estudos de Caso. Também foi publicado o Manual de dicas para autores de estudos de caso, elaborado pelas técnicas em Assuntos Educacionais da Enap, Carolina Rocha e Márcia Knop. Tais ações tiveram o objetivo de ampliar conhecimentos sobre o tema e desenvolver habilidades para elaboração e uso da metodologia de estudos de caso.

Outras Informações
Casoteca de Gestão Pública da Enap
Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.