Acesso Restrito a Professores



Casoteca lança dois novos estudos de caso

19/02/16 - A Casoteca de Gestão Pública da Escola Nacional de Administração Pública (Enap) lança, neste mês, dois novos estudos de caso; um discute a relação sobre desenvolvimento econômico e direitos humanos e, o outro, o desafio das parcerias entre governo e Organizações da Sociedade Civil (OSCs) para atendimento à população idosa.

O primeiro estudo, Negro sai, minério fica? – desenvolvimento econômico e direitos humanos em choque, foi elaborado durante a 5ª Oficina sobre Metodologia de Estudos de Caso, realizada pela Enap, em maio de 2015. O caso foi desenvolvido em grupo e a autoria é de Denise Gomes de Moura, Eliane dos Santos Luz, Raphael Machado e Rodrigo Farias Gontigio. O estudo pode ser utilizado em cursos que abordem os seguintes temas: diversidade, Estado e sociedade, negociação e políticas públicas.

O segundo caso, A parceria necessária entre o Estado e as Organizações da Sociedade Civil para garantir aos idosos o direito a uma vida digna, aborda o tema da gestão de parcerias entre Estado e OSCs, à luz da Lei de Fomento e Colaboração (Lei nº 13.019/2014) que institui novas regras para celebração e parcerias entre Estado e OSCs. O estudo foi elaborado por Letícia Schwarz, Anna Paula Feminella, Carolina Stuchi, Laís Vanessa Carvalho de Figueirêdo Lopes e Marco Antônio de Castilhos Acco. Esse caso pode ser utilizado em cursos sobre gestão de parcerias, políticas públicas, Estado e sociedade.

Sobre a Casoteca

A Casoteca é um espaço virtual para divulgação do conhecimento e de novos métodos de ensino. Propõe a participação de professores, alunos, servidores, pesquisadores e colaboradores de diversas áreas na elaboração de estudos de caso para a capacitação de profissionais.

Se você já desenvolveu um estudo de caso para ensino e deseja publicá-lo, é possível divulgá-lo na Casoteca de Gestão Pública da Enap. Caso queira produzir um estudo de caso, entre em contato conosco. Após sua elaboração, o documento será analisado e, se aprovado, será adicionado ao acervo virtual.

Outras informações:
Casoteca de Gestão Pública da Enap
www.casoteca.enap.gov.br
Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.