Acesso Restrito a Professores



Casoteca lança estudo sobre terceirizações e manual para autores de casos

17/12/15 - A Casoteca de Gestão Pública da Escola Nacional de Administração Pública (Enap) lançou, nesta quinta-feira (17), o estudo de caso Janice fica ou Janice sai? Terceirizações sucessivas, a história que se repete e o Manual de dicas para autores de estudos de caso.

O estudo de caso foi elaborado por Marise Costa Rodrigues e aborda a troca de uma empresa prestadora de serviços de limpeza, que acarretou na demissão de uma  empregada reconhecida por seu bom desempenho e a consequente reclamação por parte dos servidores que com ela trabalhavam. O caso permite que sejam abordadas questões de natureza jurídica e gerencial que servem de insumo para cursos de diversas áreas como gestão de pessoas, licitações e contratos e ética no serviço público.

Já o Manual de dicas para autores de estudos de caso foi elaborado pelas técnicas em Assuntos Educacionais da Enap, Carolina Rocha e Márcia Knop. Escrito de maneira didática e com linguagem simples e objetiva, a publicação visa nortear a elaboração de estudos de caso por autores interessados na metodologia, bem como oferecer orientações práticas para sua redação.

Para Márcia Knop, o manual irá contribuir para esclarecer a ambiguidade entre a metodologia de estudos de caso adotada pela Casoteca da Enap e o estudo de caso utilizado como método de pesquisa no ambiente acadêmico. “A Casoteca possui estudos de caso com foco no ensino de competências gerenciais, constituindo um importante acervo de material didático para o desenvolvimento de habilidades de liderança e de tomada de decisão”, explica.

Segundo Carolina Rocha, muitos autores submetem os estudos de caso sem compreender a metodologia adotada pela Enap, o que faz com que trabalhos sejam rejeitados já na primeira leitura. “Com o manual, acreditamos que será possível obter orientações para a melhor construção do material didático antes mesmo da submissão do caso, o que contribuirá para a maior qualidade das publicações futuras”, afirma.

Sobre a Casoteca

A Casoteca é um espaço virtual para divulgação do conhecimento e de novos métodos de ensino. Propõe a participação de professores, alunos, servidores, pesquisadores e colaboradores de diversas áreas na elaboração de estudos de caso para a capacitação de profissionais.

Se você já desenvolveu um estudo de caso para ensino e deseja publicá-lo, é possível divulgá-lo na Casoteca de Gestão Pública da Enap. Caso queira produzir um estudo de caso, entre em contato com a Enap. Após sua elaboração, o texto será analisado e, caso aprovado, adicionado ao acervo virtual.

Outras informações:

Casoteca de Gestão Pública da Enap
www.casoteca.enap.gov.br
Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.