Acesso Restrito a Professores



Casoteca publica estudo sobre planejamento e gestão estratégica

20/11/15 - Planejamento e gestão estratégica são os temas abordados no estudo de caso lançado neste mês pela Casoteca de Gestão Pública da Escola Nacional de Administração Pública (Enap). O objeto de aprendizagem denominado Planejamento e Gestão Estratégica: o Caso do CNPq aborda duas experiências de planejamento no Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). O estudo permite observar em que medida essas diferentes experiências estiveram voltadas, de fato, para o processo de gestão.

Segundo os autores do caso, Rita de Cássia Scardine Assis Lopes e Ivan Rocha Neto, a comparação das duas experiências de planejamento tem o objetivo de  verificar o grau de amadurecimento na percepção da importância da estratégia institucional para a realização de um trabalho diferenciado. O documento aborda questões relacionadas à execução de metas prioritárias, fragmentação de estratégias institucionais, distância entre formulação e implementação de um plano estratégico.

Ao relatar a experiência do CNPq em formato de estudo de caso, a intenção dos autores é transformar o conhecimento tácito institucional em conhecimento explícito e, assim, contribuir para a aprendizagem organizacional.

Sobre a Casoteca

A Casoteca é um espaço virtual para divulgação do conhecimento e de novos métodos de ensino. Propõe a participação de professores, alunos, servidores, pesquisadores e colaboradores de diversas áreas na elaboração de estudos de caso para a capacitação de profissionais.

Se você já desenvolveu um estudo de caso para ensino e deseja publicá-lo, é possível divulgá-lo na Casoteca de Gestão Pública da Enap. Caso queira produzir um estudo de caso, entre em contato com a Enap. Após sua elaboração, o texto será analisado e, caso aprovado, adicionado ao acervo virtual.

Outras Informações:
Casoteca de Gestão Pública da Enap
casoteca.enap.gov.br
Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.