Acesso Restrito a Professores



Casoteca lança estudo de caso sobre diversidade religiosa

13/10/15 - A Casoteca de Gestão Pública da Escola Nacional de Administração Pública (Enap) está lançando material didático produzido na 5ª Oficina sobre Metodologia de Estudos de Caso, realizada em maio de 2015. Na ocasião, os participantes foram estimulados a desenvolver habilidades para uso da metodologia de estudos de caso, considerada um importante instrumento pedagógico para o ensino aplicado e para a aprendizagem organizacional no serviço público.
O estudo de caso, intitulado Deus me Livre! Dinâmicas Religiosas e Laicas no Ambiente de Trabalho, foi elaborado por Ivelyse Anne Cantanhede Silva, José Valter Arcanjo da Ponte, Marcel Stanlei Monteiro, Paulo Bernardes Mendonça e Tiago Agustinho Borges.

O objeto de aprendizagem aborda questões relacionadas com a impessoalidade no serviço público, apresentando diferentes posicionamentos diante da expressão de práticas religiosas no ambiente de trabalho, e como isso afeta o clima organizacional de uma equipe ou instituição. Além disso, o trabalho provoca reflexões em relação a critérios de seleção de servidores para funções de confiança com base no pertencimento a certo tipo de grupo, por exemplo, uma comunidade religiosa.

O caso busca analisar o problema vivido por Helena, assistente do coordenador de pagamento e responsável pela realização das festividades em seu setor. Embora seja uma servidora dedicada, ao ingressar em um novo grupo religioso, suas atividades no trabalho ficam comprometidas.

O trabalho contribui para discussões sobre o Estado laico, tolerância, diversidade e gestão de pessoas, entre outros assuntos. Ele pode ser utilizado em disciplinas sobre gestão de pessoas, diversidade e negociação.

A Casoteca possui outros trabalhos sobre o tema. Leia, também: Ensino Religioso e Neutralidade Religiosa: conciliação sem favoritismo, de Paulo Rocha Caproni (2014).

Sobre a Casoteca

A Casoteca é um espaço virtual para divulgação do conhecimento e de novos métodos de ensino. Propõe a participação de professores, alunos, servidores, pesquisadores e colaboradores de diversas áreas na elaboração de estudos de caso para a capacitação de profissionais.

Se você já desenvolveu um estudo de caso para ensino e deseja publicá-lo, é possível divulgá-lo na Casoteca de Gestão Pública da Enap. Caso queira produzir um estudo de caso, entre em contato conosco. Após sua elaboração, o documento será analisado e, se aprovado, será adicionado ao acervo virtual.

Outras informações:

Casoteca de Gestão Pública da Enap
www.casoteca.enap.gov.br
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