Acesso Restrito a Professores



 

Casoteca publica estudo sobre diversidade de gênero

19/08/15 - Caso Ana Clara: a utilização de banheiros públicos por transexuais. Esse é o título do mais recente estudo de caso lançado pela Casoteca de Gestão Pública da Escola Nacional de Administração Pública (Enap). O objetivo é contribuir para o debate sobre diversidade de gênero tanto na Administração Pública, quanto na sociedade. Também são abordadas questões ligadas à ética, negociação e estratégia organizacional.

O material didático, escrito por Marianna Holanda, inova ao apresentar um tema (os transexuais) até então inédito na Casoteca. Adicionalmente, o caso incentiva o aprofundamento de reflexões sobre as novas identidades de gênero e sobre a necessidade de tolerância em espaços públicos compartilhados.

O estudo retrata a difícil situação vivida por uma servidora pública transexual, Ana Clara, antes chamada de Bernardo, que trabalha há seis anos em uma instituição pública, mesmo período em que começa a se adequar a um novo padrão de gênero, ocorrendo uma mudança sobre a percepção de sua identidade sexual e social.

O problema tem início com a mudança do seu departamento do terceiro para o quinto andar, momento em que Ana Clara passa a utilizar um novo banheiro feminino, o que causa incômodo em Célia, servidora do mesmo ministério. A situação se agrava, conduzindo a um aumento de constrangimentos diários vividos por Ana Clara. Além disso, a indignação de Célia culmina em um pedido de providências encaminhado à Comissão de Ética do órgão. Sérgio, presidente da comissão, se encontra em um aparente beco sem saída.

Sobre a Casoteca - É um espaço virtual para divulgação do conhecimento e de novos métodos de ensino. Propõe a participação de professores, alunos, servidores, pesquisadores e colaboradores de diversas áreas na elaboração de estudos de caso para a capacitação de profissionais.

Se você já desenvolveu um estudo de caso para ensino e deseja publicá-lo, é possível divulgá-lo na Casoteca de Gestão Pública da Enap. Caso queira produzir um estudo de caso, entre em contato conosco. Após sua elaboração, o documento será analisado e, se aprovado, será adicionado ao acervo virtual.

Outras informações:
Casoteca de Gestão Pública da Enap
www.casoteca.enap.gov.br
Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.