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Casoteca publica estudo sobre equidade de gênero

14/07/15 - O estudo de caso publicado pela Casoteca de Gestão Pública, no mês de julho, apresenta reflexões sobre a igualdade de gênero na Administração Pública. O objeto de aprendizagem, elaborado por Jaqueline Pereira Cardoso Reis e Marília Vargas Loyola, tem o seguinte título: “Liderança feminina e equidade de gênero: o que leva uma organização engajada em política de equidade de gênero a não conseguir implementá-la?”.

O material didático baseia-se na simulação de um processo seletivo interno para o cargo de gestor regional em uma empresa pública que, mesmo engajada em políticas de valorização da diversidade e equidade de gênero, não consegue colocá-las em prática. Apesar de definidas as etapas e as regras da seleção, a tomada de decisão pela banca avaliadora esbarra em padrões de comportamento que refletem dilemas culturais e criam barreiras em relação ao gênero.

A proposta do debate considera o aumento da presença das mulheres nas organizações em contraponto à dificuldade de elas chegarem a cargos de liderança na alta administração. O estudo de caso tem como objetivo promover a reflexão e o diálogo sobre Liderança Feminina e Equidade de Gênero, passando por questões relativas à Gestão de Pessoas, Diversidade, Ética e Estratégia Organizacional.

A Casoteca de Gestão Pública possui outros trabalhos sobre o tema. Leia também:

Gênero, raça e espaços de poder: o caso de Maria Antônia e Geraldo, de Ana Liési Thurler (2012)
Como elaborar programa de atenção à saúde da mulher que enfrente assimetrias de cor, raça ou etnia?, de Othília Carvalho (2012)
O combate à violência contra a mulher: a luta entre antigos valores e novos padrões de políticas públicas, de Sônia Naves David Amorim (2012)
Gentileza ou assédio: conflitos de gênero e de raça nas relações de trabalho, de Ana Paula Pinto Damasceno (2012)
Há um gênero mais adequado para determinada função?, de Cinara Santos (2011)

Sobre a Casoteca


A Casoteca é um espaço virtual para divulgação do conhecimento e de novos métodos de ensino. Propõe a participação de professores, alunos, servidores, pesquisadores e colaboradores de diversas áreas na elaboração de estudos de caso para a capacitação de profissionais.

Se você já desenvolveu um estudo de caso para ensino e deseja publicá-lo, é possível divulgá-lo na Casoteca de Gestão Pública da Enap. Caso queira produzir um estudo de caso, entre em contato conosco. Após sua elaboração, o documento será analisado e, se aprovado, será adicionado ao acervo virtual.

Outras Informações:
Casoteca de Gestão Pública da Enap
www.casoteca.enap.gov.br
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