Acesso Restrito a Professores



Casoteca publica estudo sobre dilemas da gestão pública

17/06/15 - A Casoteca de Gestão Pública da Escola Nacional de Administração Pública (Enap) publicou o estudo de caso do mês de junho. O objeto de aprendizagem aborda os desafios do gestor público diante de uma crise social, tendo por pano de fundo a greve dos professores do Rio de Janeiro, fato ocorrido no auge das manifestações populares de junho de 2013.

O material didático, intitulado Dilemas do Gestor Público: o caso da greve dos professores estaduais do Rio de Janeiro, foi escrito por Charlye Correa dos Reis. Aborda o caso real da greve dos docentes daquele estado num embate travado entre o governador e a categoria, representada por seu sindicato. As  reivindicações estavam direcionadas à melhoria de condições de trabalho e de aspectos remuneratórios.

A narrativa do caso se dá numa audiência pública, na qual um grupo de quatro professores da rede estadual de ensino debate a conduta do governador enquanto gestor público. Nesse contexto, duas professoras mostram-se contrárias à figura do dirigente. De outro lado, outros dois professores buscam entender os motivos que levaram o gestor público a produzir medidas ou ações consideradas impopulares.

O caso analisa dilemas que o gestor público enfrenta ao deparar-se com situações de conflito ou trade off, momento em que todas as alternativas de solução dos impasses podem resultar em consequências negativas.

O estudo de caso foi originalmente elaborado para a disciplina Estudo de Caso Aprofundado, Mestrado Profissional em Administração Pública da Fundação Getúlio Vargas (Ebape/FGV), ministrada pela professora e Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental, Elisabete Ferrarezi, e apresentado como trabalho final de mestrado sob orientação do professor Paulo Motta.

A Casoteca possui outros casos sobre liderança, negociação e gestão de crise. Leia também:
•    A crise do transporte aéreo no Brasil: 2006-2007
•    A tragédia da região serrana do Rio de Janeiro em 2011: procurando respostas
•    As enchentes em Santa Catarina e o aprendizado em políticas públicas
•    Caso Gabriela: o dilema político em uma repartição pública
•    E agora, Shakti? - como formular uma nova lei ambiental em uma sociedade politicamente dividida?
•    O caso do desastre da região serrana do Rio de Janeiro: são adequados os critérios adotados pela administração pública em uma situação de tragédia e calamidade?
•    Pintura de Guerra I – tomada de decisão individual e organizacional

Sobre a Casoteca


A Casoteca é um espaço virtual para divulgação do conhecimento e de novos métodos de ensino. Propõe a participação de professores, alunos, servidores, pesquisadores e colaboradores de diversas áreas na elaboração de estudos de caso para a capacitação de profissionais.

Se você já desenvolveu um estudo de caso para ensino e deseja publicá-lo, é possível divulgá-lo na Casoteca de Gestão Pública da Enap. Caso queira produzir um estudo de caso, entre em contato conosco. Após sua elaboração, o texto será analisado e, caso aprovado, adicionado ao acervo virtual.

Outras Informações:

Casoteca de Gestão Pública da Enap
www.casoteca.enap.gov.br
Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.