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Enap realiza 5ª edição de Oficina sobre Estudos de Caso

29/05/2015 - A Escola Nacional de Administração Pública (Enap) realizou, por meio da Coordenação-Geral de Pesquisa (CGP), a 5ª edição da Oficina sobre Metodologia de Estudos de Caso. O objetivo foi ampliar conhecimentos sobre o tema e desenvolver habilidades para elaboração e uso da metodologia de estudos de caso, considerada um importante instrumento pedagógico para o ensino aplicado.

A oficina foi realizada no período de 25 a 27 de maio. Participaram servidores da Enap; Agência Brasileira de Inteligência (Abin); Agência Nacional de Aviação Civil (Anac); Departamento de Polícia Federal (DPF); Eletrobras; Eletronorte; Escola Judicial do Tribunal Regional do Trabalho (TRT); Instituto Federal de Brasília (IFB); Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea); Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI); Ministério Público Federal (MPF); Superior Tribunal de Justiça (STJ); Tribunal de Contas da União (TCU); Universidade de Brasília (UnB); Universidade Federal do Pará (UFPA) e Universidade Federal do Tocantins (UFT).

A mesa de abertura da oficina contou com a participação da diretora de Comunicação e Pesquisa da Enap, Marizaura Camões, e das organizadoras e facilitadoras da atividade, as técnicas em assuntos educacionais, Carolina Rocha e Márcia Knop.

Segundo Carolina, a metodologia de estudos de caso surge como um instrumento inovador na capacitação de servidores públicos, pois ao centrar na participação ativa dos alunos por meio do ensino aplicado, ela os torna protagonistas de seu próprio desenvolvimento. “Acreditamos que a metodologia permite desenvolver habilidades de caráter analítico, reflexivo e criativo dos agentes públicos diante de situações reais”, disse a servidora.

Já Márcia destacou a produtividade da oficina, uma vez que os alunos elaboraram, em grupo, seis casos que em breve serão publicados. “A qualidade dos casos, redigidos em tão curto espaço de tempo, mostra a importância da oficina para a compreensão e disseminação da metodologia de estudos de caso”, afirmou.

A oficina seguiu a proposta das quatro edições anteriores, feitas em 2009, 2010, 2011 e 2014 - duas delas com o apoio do professor Andrew Graham, da Canada School of Public Service (CSPS). Com uma metodologia democrática, participativa e que incorpora a vivência real à prática didática, a programação permitiu que os participantes assimilassem os princípios básicos de estruturação, redação e aplicação de estudos de casos na aprendizagem organizacional. O intuito foi ampliar o conhecimento sobre tecnologias educacionais inovadoras que permitam potencializar a prática de ensino aplicado na formação dos servidores públicos.

A atividade foi mais uma iniciativa da Enap no sentido de desenvolver metodologias inovadoras de ensino-aprendizagem, com foco nas ações de fomento à pesquisa. Com isso, a Escola também busca ampliar a divulgação da Casoteca de Gestão Pública, um acervo virtual de estudos de caso com foco na administração pública, e que, no mês de maio, completa quatro anos em atividade.

Outras informações:
Casoteca de Gestão Pública da Enap
http://casoteca.enap.gov.br/


Confira as fotos da oficina: https://www.flickr.com/photos/enapgovbr/sets/72157653602355371