Acesso Restrito a Professores



Casoteca publica estudo de caso sobre práticas inovadoras

14/04/15 – A Casoteca de Gestão Pública da Escola Nacional de Administração Pública (Enap) aproveita a realização da 19ª edição do Concurso Inovação na Gestão Pública Federal, no último dia 07 de abril, e lança o estudo de caso “Solucionando problemas na administração pública: três estudos de caso sobre a implementação de inovações na gestão pública federal”. Elaborado por Murilo Marques, servidor da Coordenação-geral de Pesquisa da Enap, o estudo busca, também, celebrar os 20 anos de existência do Concurso.

Três práticas inovadoras do setor público, premiadas na 17ª edição do Concurso Inovação (2012), foram selecionadas: “Teleassistência em rede para regiões remotas: melhorando o acesso da população à atenção especializada em saúde”; “Projeto Porto sem Papel”; e “Compromisso Nacional para Aperfeiçoar as Condições de Trabalho na Cana-de-Açúcar”. A escolha levou em consideração projetos que contemplaram a prestação de serviços ao cidadão; a melhoria e o aperfeiçoamento de processos de trabalho; e a articulação política entre diferentes atores do governo e da sociedade civil.

As narrativas foram construídas por meio do cruzamento de informações extraídas de relatos dos gestores responsáveis pelas iniciativas. Além disso, foi feito um levantamento de atualização do contexto dessas experiências, com base na literatura e em dados estatísticos pertinentes. Após, foram apresentadas as situações-problema, as soluções encontradas e seus contextos de implementação.

A abordagem trata dos desafios e dos dilemas enfrentados, bem como dos resultados alcançados e das perspectivas para a continuidade da inovação, em cada caso. Como proposta de aplicação à aprendizagem, sugere-se uma comparação entre os casos, dialogando entre as teorias de inovação no setor público e a implementação de políticas públicas.

A Casoteca disponibiliza, ainda, outro estudo de caso com base em prática premiada pelo Concurso Inovação na Gestão Pública Federal. Acesse:
"Prevbarcos: estratégia de inclusão pela Previdência Social", de Clarice Oliveira e Paula Varella (2014).

Sobre o Concurso

O 19º Concurso Inovação obteve 136 inscrições válidas, distribuídas em seis áreas temáticas. Os relatos das 10 iniciativas vencedoras estarão disponíveis, na íntegra, no “Banco de Soluções”, no site do Concurso. Ao longo de 19 anos, o Prêmio tem cumprido seu objetivo de estimular a implementação de iniciativas inovadoras de gestão em organizações do governo federal; disseminá-las e valorizar servidores públicos que atuam de forma criativa em suas atividades. Nesse período, foram 1.832 práticas inscritas e 351 vencedoras.

Sobre a Casoteca

A Casoteca é um espaço virtual para divulgação do conhecimento e de novos métodos de ensino. Propõe a participação de professores, alunos, servidores, pesquisadores e colaboradores de diversas áreas na elaboração de estudos de caso para a capacitação de profissionais.
Se você já desenvolveu um estudo de caso para ensino e deseja publicá-lo, é possível divulgá-lo na Casoteca de Gestão Pública da Enap. Caso queira produzir um estudo de caso, entre em contato conosco. Após sua elaboração, o documento será analisado e, se aprovado, será adicionado ao acervo virtual.

Outras Informações:
Casoteca de Gestão Pública da Enap
www.casoteca.enap.gov.br
Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.