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Casoteca publica dois novos estudos de caso

23/03/15 – A Casoteca de Gestão Pública da Escola Nacional de Administração Pública (Enap) publica dois novos estudos de caso, frutos da 4ª Oficina sobre metodologia de Estudos de Caso. Realizada em novembro de 2014, a oficina teve como objetivo ampliar os conhecimentos sobre o tema e desenvolver habilidades para elaboração e uso da metodologia de estudos de caso, sendo considerada um importante instrumento pedagógico para o ensino aplicado.

Na ocasião, participaram da atividade servidores da Enap, professores e representantes da Escola de Administração Fazendária (Esaf), Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), Agência Brasileira de Inteligência (Abin), Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), Universidade de Brasília (UnB), Departamento de Polícia Federal (DPF), Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH) e de outras escolas de governo.

Os estudos de caso foram selecionados pela sua relevância como instrumentos de capacitação de servidores públicos. O primeiro deles, elaborado por Cássia Chagas, Dêner Martins, Simone Armond e Valéria Porto, e intitulado “Paulo, ser ou não ser servidor público? - O caso dos novos servidores públicos que irão se aposentar pelo teto do INSS”, trata do difícil dilema enfrentado por um servidor público diante do novo regime de Previdência Complementar instituído para os servidores públicos através da Lei 12.618, de 30 de abril de 2012.

Conforme a referida Lei, os novos funcionários serão filiados obrigatórios do Regime Próprio do Servidor até o limite de R$ 4.663,75, que equivale ao teto do benefício do INSS em 2015. Paulo, servidor em ascensão social e profissional, vê-se diante de uma situação conflituosa e passa a questionar a sua vocação para atuar na Administração Pública.

Já o outro estudo de caso “Sistema fora do padrão ou padrão fora do sistema? Entre a identificação e a expressão do indivíduo na emissão de passaportes”, elaborado por André Oliveira, Eduardo Rossi, Michelle Marques e Patrícia Nottingham, debate a dificuldade no atendimento ao público em uma repartição responsável pela emissão de passaportes.

O caso aborda uma situação em que o sistema informatizado trava por não reconhecer certos padrões fotográficos para o qual não foi habilitado. A circunstância coloca a servidora do órgão em posição delicada e com dificuldades para realizar o passaporte de Ana, que, por sua vez, questiona o atendimento público e o sistema utilizado.

A Casoteca possui outros estudos elaborados em oficinas sobre a metodologia, leia também:

- “Como avaliar o desempenho de Cecília?”, de Luanna Sant’Anna Roncaratti, Márcia Knop, Maciel Antunes e Eduardo Paracêncio (2011);

- “Passando do limite no ambiente de trabalho”, de Tânia Fontenele, Amarilis Busch, Gustavo Tessari e Lilian Rodrigues (2011).


Sobre a Casoteca

A Casoteca é um espaço virtual para divulgação do conhecimento e de novos métodos de ensino. Propõe a participação de professores, alunos, servidores, pesquisadores e colaboradores de diversas áreas na elaboração de estudos de caso para a capacitação de profissionais.

Se você já desenvolveu um estudo de caso para ensino e deseja publicá-lo, é possível divulgá-lo na Casoteca de Gestão Pública da Enap. Caso queira produzir um estudo de caso, entre em contato conosco. Após sua elaboração, o texto será analisado e, caso aprovado, adicionado ao acervo virtual.


Outras Informações:

Casoteca de Gestão Pública da Enap
www.casoteca.enap.gov.br
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