Acesso Restrito a Professores



Casoteca publica seis novos estudos de caso em espanhol


27/02/15 - A Casoteca de Gestão Pública da Escola Nacional de Administração Pública (Enap) publica seis novos estudos de caso traduzidos para o espanhol. A ação tem o objetivo de tornar o acervo virtual da Casoteca uma referência na América Latina, e com isso, ampliar o público-alvo usuário da metodologia.

Na opinião da Coordenadora-Geral de Pesquisa da Escola, Marizaura Reis, ”a Enap precisa se inserir cada vez mais no cenário internacional, e a publicação de casos em espanhol é um passo importante para a ampliação da cooperação com países latino-americanos”.

Os estudos de caso foram selecionados pela sua relevância como instrumentos de capacitação de servidores públicos, nacionais ou estrangeiros, por simularem em sala de aula problemas gerenciais extraídos da realidade. Para a escolha, também foi considerado o alto potencial de aprendizagem organizacional ao apresentarem experiências relevantes para serem documentadas e divulgadas.

Os casos traduzidos são:

“Desenvolvimento pessoal e profissional”, de Wanderley Silva (2009);

“Como avaliar o desempenho de Cecília?”, de Luanna Sant’Anna Roncaratti, Márcia Knop, Maciel Antunes e Eduardo Paracêncio (2011);

“Passando do limite no ambiente de trabalho”, de Tânia Fontenele, Amarilis Busch, Gustavo Tessari e Lilian Rodrigues (2011);

“Gentileza ou assédio – conflitos de gênero e de raça nas relações de trabalho”, de Ana Paula Pinto Damasceno (2012);

“Pintura de Guerra I – tomada de decisão individual e organizacional”, de Andrea Bello (2013);

“E agora, Shakti? – como formular uma nova leia ambiental em uma sociedade politicamente dividida?”, de Carolina da Cunha Rocha (2014).


Sobre a Casoteca


A Casoteca é um espaço virtual para divulgação do conhecimento e de novos métodos de ensino. Propõe a participação de professores, alunos, servidores, pesquisadores e colaboradores de diversas áreas na elaboração de estudos de caso para a capacitação de profissionais.

Se você já desenvolveu um estudo de caso para ensino e deseja publicá-lo, é possível divulgá-lo na Casoteca de Gestão Pública da Enap. Caso queira produzir um estudo de caso, entre em contato conosco. Após sua elaboração, o texto será analisado e, caso aprovado, adicionado ao acervo virtual.


Outras Informações:


Casoteca de Gestão Pública da Enap
www.casoteca.enap.gov.br
Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.