Acesso Restrito a Professores



Casoteca publica estudo de caso sobre gestão educacional

14/10/14 - “Ensino Religioso e Neutralidade Religiosa: Conciliação sem Favoritismo”. Esse é o título do mais recente estudo de caso lançado pela Casoteca de Gestão Pública da Escola Nacional de Administração Pública (Enap), em parceria com o Professor de Políticas de Comunicação da Universidade de Brasília (UnB) e Diretor Administrativo da Associação Latinoamericana de Investigadores da Comunicação (ALAIC), Fernando Oliveira Paulino.

O estudo de caso foi escrito pelo Bacharel em Jornalismo, Blogueiro e Gestor de Mídias Sociais, Paulo Ricardo Rocha Caproni.  Nele, o autor versa sobre os conflitos em potencial relacionados a decisões administrativas no tocante à educação religiosa e sua influência na harmonia do ambiente das escolas públicas (que inclui administradores, professores, pais e alunos).

A narrativa se desenvolve a partir da demissão de um Professor de Educação Cristã e envereda pela repercussão do fato no âmbito escolar, contemplando a reação dos pais, alunos e da diretora da escola.

O caso ilustra uma situação característica da administração pública e pode ser utilizado, por exemplo, em cursos de Gestão de Pessoas, Relações Públicas, Comunicação Organizacional, Administração e Psicologia. É aplicável, também, em disciplinas como Estado e Sociedade, Comunicação e Sociedade, Diversidade, Gestão de Crise e Gestão de Riscos, Gestão de Pessoas e Políticas Públicas.

Leia também:
“Professor da UnB utiliza Casoteca em aulas de Política de Comunicação”



Sobre a Casoteca


A Casoteca é um espaço virtual para divulgação do conhecimento e de novos métodos de ensino. Propõe a participação de professores, alunos, servidores, pesquisadores e colaboradores de diversas áreas na elaboração de estudos de caso para a capacitação de profissionais.

Se você já desenvolveu um estudo de caso para ensino e deseja publicá-lo, é possível divulgá-lo na Casoteca de Gestão Pública da Enap. Caso queira produzir um estudo de caso, entre em contato conosco. Após sua elaboração, o documento será analisado e, se aprovado, será adicionado ao acervo virtual.


Outras Informações:
Casoteca de Gestão Pública da Enap
www.casoteca.enap.gov.br
Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.