Acesso Restrito a Professores



Casoteca publica estudo sobre desafios gerenciais

18/08/14 - Como seria a trajetória de uma profissional competente e que enfrenta grandes desafios gerenciais em seu trabalho no serviço público? Este é o tema do estudo de caso “Pintura de Guerra II – Os Desafios da Governança Colaborativa”, lançado pela Casoteca de Gestão Pública da Escola Nacional de Administração Pública (Enap).

O objeto de aprendizagem relata a história fictícia de Maria Cecília, mãe de gêmeos, divorciada, servidora concursada, atuando na Administração Pública há mais de 20 anos. Agora, ela é responsável pelo projeto “Salto Profissional”, cujo objetivo é fomentar o gerenciamento de carreiras e a ascensão profissional de mulheres que trabalham no serviço público, por meio de arranjos entre Estado e governos locais.

Conhecer e avaliar a trajetória profissional de Maria Cecília é o desafio proposto pela coletânea denominada “Pintura de Guerra”, escrita por Andrea Bello. O estudo “Pintura de Guerra II – Os Desafios da Liderança Colaborativa” é uma continuidade do texto “Pintura de Guerra I – Tomada de Decisão Individual e Organizacional”, lançado em dezembro de 2013. Desta vez, a autora apresenta os desdobramentos das decisões da protagonista Maria Cecília, as quais foram tomadas no primeiro estudo de caso. Pintura de Guerra II também aborda novos temas, como liderança colaborativa, parceria entre Estado e Terceiro Setor, gestão de projetos, processo decisório e assédio moral.

Ainda sobre a história de Maria Cecília, está previsto o lançamento de um terceiro estudo de caso: “Pintura de Guerra III”, onde a protagonista enfrentará novos dilemas gerenciais e profissionais dentro do universo do serviço público.

Sobre a Casoteca

A Casoteca é um espaço virtual para divulgação do conhecimento e de novos métodos de ensino. Propõe a participação de professores, alunos, servidores, pesquisadores e colaboradores de diversas áreas na elaboração de estudos de caso para a capacitação dos servidores públicos.

Se você já desenvolveu um estudo de caso para ensino e deseja publicá-lo, é possível divulgá-lo na Casoteca de Gestão Pública da Enap. Caso queira produzir um estudo de caso, entre em contato conosco. Após sua elaboração, o documento será analisado e, se aprovado, será adicionado ao acervo virtual.

Outras informações:

Casoteca de Gestão Pública da Enap
www.casoteca.enap.gov.br
Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.