Acesso Restrito a Professores



Casoteca é utilizada em cursos de formação profissional da ENAP

23/05/2014 - Em comemoração aos três anos de Casoteca, neste mês de maio, a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) irá publicar pequenas histórias de pessoas que utilizam e ajudam a divulgar a metodologia do espaço virtual.

A Casoteca de Gestão Pública é um acervo virtual gratuito de estudos de caso sobre temas de interesse da administração pública que podem ser usados para o ensino e aprendizagem organizacional. Os estudos de caso são narrativas que apresentam um cenário que espelha a vida real, na qual decisões são tomadas e conclusões são feitas com base no contexto apresentado, para que os estudantes possam “praticar” a partir de problemas reais.

Formação profissional

Atuando como Diretora de Formação Profissional da ENAP desde 2007, Maria Stela Reis é também uma propagadora do espaço virtual de estudos de caso da ENAP.
Veja abaixo como Maria Stela utiliza a ferramenta em sua área de atuação:

ENAP - De que forma acha que a Casoteca é importante para a formação profissional de servidores públicos?

Maria Stela Reis - A Casoteca é importante porque tem o potencial de reunir um conjunto abrangente de situações concretas e típicas da gestão pública, que recebem um tratamento pedagógico para tornar-se objeto de análise dos servidores públicos. A Casoteca permite o fortalecimento do princípio da aplicação nos programas da Escola, aumentando o escopo e as possibilidades do exercício da capacidade analítica, da visão sistêmica e da objetividade no enfrentamento de problemas complexos. Além disso, o uso de um estudo de caso em um programa implica sua inovação em termos de estratégia, tornando-o necessariamente participativo, bem como o intenso envolvimento do docente.

ENAP - Como a ferramenta é utilizada nos cursos oferecidos pela ENAP?

Maria Stela Reis - Os casos são um recurso para problematização de questões relevantes nos programas dos cursos. São usados em cursos de curta-duração, mas também há utilização em programas de especialização ou outros de duração um pouco mais longa. O objetivo é contribuir para que o participante consiga visualizar a interdependência entre os conteúdos do curso em uma situação concreta. Os resultados de aprendizagem e satisfação dos alunos são muito significativos.

ENAP - Qual a importância de divulgar a Casoteca para o público externo da Escola?

Maria Stela Reis - A divulgação é uma forma de propiciar que eles possam ser utilizados como ferramenta de aprendizagem. É um incentivo para que os docentes e servidores produzam casos e, além de tudo, demonstra para a sociedade a qualidade do trabalho desenvolvido pela Escola.

Outras informações
http://casoteca.enap.gov.br/index.php