Acesso Restrito a Professores



Casoteca publica estudo de caso de número 50

20/05/14 - Dando continuidade à celebração dos três anos de aniversário da Casoteca, o acervo virtual lança, neste mês, o estudo de caso de número 50. Escrito pela servidora da Coordenação-Geral de Pesquisa da Escola Nacional de Administração Pública (ENAP), Carolina da Cunha Rocha, o estudo de caso trata, de forma bem humorada, o dilema enfrentado pela Presidenta da República fictícia de Aldebarã na elaboração do Novo Código Florestal de seu país.

Intitulado “E agora, Shakti? – Como formular uma nova lei ambiental em uma sociedade politicamente dividida?”, o caso está centrado na árdua tarefa de conciliar desenvolvimento econômico e proteção ambiental numa única legislação. O debate se dá em torno da trama política que envolve a tomada de decisão em momentos de crise e na necessidade de se discutir coletivamente temas sensíveis para a sociedade.

Como conciliar direito ao desenvolvimento com proteção ambiental num país marcado por lutas? Como decidir em meio à pressão política de grupos divergentes? O estudo de caso responde tais perguntas focando a gestão do meio ambiente num contexto de expansão econômica baseada no agronegócio.

A Casoteca possui também outros estudos de caso voltados para a temática ambiental. Leia também o caso “Inovação na gestão pública: um caso de defesa ambiental”, de Helena Cusinato Santos; “E se nossa vida vira parque?”, de Flávia Vastano; e o caso “Licenciamento ambiental para hidrelétricas do Rio Madeira (Santo Antônio e Jirau)”, dos autores Amâncio Jorge de Oliveira, José Paulo Cândia Veiga e Janina Onuki.

Saiba mais

A Casoteca é um espaço virtual para divulgação do conhecimento e de novos métodos de ensino. Propõe a participação de professores, alunos, servidores, pesquisadores e colaboradores de diversas áreas na elaboração de estudos de caso para a capacitação dos servidores públicos.

Se você já desenvolveu um estudo de caso para ensino e deseja publicá-lo, é possível divulgá-lo na Casoteca de Gestão Pública da ENAP. Caso queira produzir um estudo de caso, entre em contato conosco. Após sua elaboração, o documento será analisado e, se aprovado, será adicionado ao acervo virtual.

Outras informações
http://casoteca.enap.gov.br/
Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.