Acesso Restrito a Professores



Professor da UnB utiliza Casoteca em aulas de Política de Comunicação

16/05/2014 - Em comemoração aos três anos de Casoteca, neste mês de maio, a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) irá publicar pequenas histórias de pessoas que utilizam e ajudam a divulgar a metodologia do espaço virtual.

A Casoteca de Gestão Pública é um acervo virtual gratuito de estudos de caso sobre temas de interesse da administração pública que podem ser usados para o ensino e aprendizagem organizacional. Os estudos de caso são narrativas que apresentam um cenário que espelha a vida real, na qual decisões são tomadas e conclusões são feitas com base no contexto apresentado, para que os estudantes possam “praticar” a partir de problemas reais.

Casoteca na UnB


Um dos propagadores da metodologia da Casoteca é Fernando Oliveira Paulino, professor de graduação e pós-graduação em Comunicação da Universidade de Brasília (UnB). Fernando também atua como Pesquisador do Laboratório de Políticas de Comunicação e Coordenador do Programa Comunicação Comunitária, além de ser um dos diretores da Associação Latinoamericana de Investigadores da Comunicação.

Veja abaixo como é a relação do professor com a Casoteca da ENAP:

ENAP - Como conheceu a Casoteca?

Fernando Paulino - Conheci a Casoteca por meio do o esforço de Elisabete Ferrarezi, uma das fundadoras da iniciativa, em qualificar o debate sobre políticas públicas e ampliação dos espaços de interlocução entre a sociedade e o Estado.

ENAP - Como se interessou pela metodologia e resolveu se tornar um propagador da iniciativa?

Fernando Paulino - Utilizo a Casoteca desde 2011 por considerá-la um importante instrumento pedagógico e de promoção de ações de ensino, pesquisa e extensão.

ENAP - De que forma os estudos de caso disponíveis na Casoteca podem auxiliar os alunos de graduação em suas futuras experiências profissionais e porque você os estimula a escreverem casos?


Fernando Paulino - Os estudantes aproveitam o material do Portal para aperfeiçoar os debates sobre conceitos e práticas relacionadas aos processos de formulação, implementação e avaliação de políticas públicas.

Tenho estimulado não só a leitura e a reflexão sobre os casos já sistematizados, mas também o desenvolvimento e envio de estudos de casos para a ENAP, a fim de promover e qualificar os estudantes, bem como a formação de gestores, graduandos e pós-graduandos de outras instituições de educação superior.

Através do contato com a Casoteca, os usuários tem a oportunidade de fazer uma reflexão sobre o serviço público e também desenvolver olhar crítico e propositivo para o aprimoramento de fluxos, procedimentos e práticas.

ENAP - Você pretende expandir esse projeto em outras ações? De que forma?

Fernando Paulino - A parceria com a ENAP também é estratégica para desenvolver conteúdos de formação de gestores, graduandos e pós-graduandos em políticas públicas de comunicação e de cultura.

Um dos desafios é estimular a produção de mais estudos de caso sobre questões relacionadas, por exemplo, ao direito de acesso a informação, transparência, ao direito à comunicação, internet e diversidade cultural.

Nos últimos semestres, tenho auxiliado os graduandos e pós-graduandos a apresentarem propostas inovadoras de estudos de casos, levando em consideração a produção de narrativas, notas pedagógicas e jogos.

Como forma de expandir a iniciativa dentro da UnB, temos a intenção de firmar, com a Escola, parcerias em cursos de pesquisa e extensão desenvolvidos para brasileiros e colegas de outros países latinoamericanos.

Leia o estudo de caso “Inovação na gestão pública: um caso de defesa ambiental”, produzido por Helena Cusinato Santos, aluna do professor Paulino.

Outras informações
http://casoteca.enap.gov.br/index.php